Por que não comprar uma câmera no Japão

Por que não comprar uma câmera no Japão

Quando se pensa em empresas como Panasonic, Sony, Canon, Nikon e Olympus, a primeira coisa que vem a minha cabeça é um japonês usando um chapéu com uma câmera no pescoço.

A Sony e a Panasonic vendem apenas câmeras com o menu em japonês no Japão

A Sony e a Panasonic vendem apenas câmeras com o menu em japonês no Japão (Agui Melo)

Aproximando o dia de minha viagem para o Japão, já comecei a fazer planos, juntar moedinhas para trocar a minha câmera fotográfica.

Logo que pisei no país, minha ansiedade era grande de ver de um desse paraísos de perto. Mas ao pisar em Hiroshima, descobri que o paraíso, era na verdade, um paraíso proibido.

Era feriado no Japão, no dia, muitas lojas de eletrônicos aproveitavam para fazer suas promoções em uma espécie de “Black Friday.” A câmera que eu tanto queria, estava a venda por quase 500 dólares de desconto.

O coração disparou – Na hora falei ao vendedor: “Quero essa câmera!”
A resposta veio em um inglês de poucas palavras. “Menu, Japanese Onry” (Menu in Japanese Only). Naquele momento descobri que as câmeras que nascem no Japão falam somente japonês.

A euforia se transformou em frustração. Voltei para o hotel e fui pesquisar tudo sobre o assunto. Descobri que as câmeras são, muitas vezes, lançadas antes no Japão. Como são lançadas antes, seu preço diminui muito rápido.

Um verdadeiro parque de diversão para um amante da fotografia

Um verdadeiro parque de diversão para um amante da fotografia (jpninfo.com)

Para evitar que o mercado negro pegue estas câmeras e venda em outros países, as grandes como Sony e Panasonic só vendem equipamentos com o sistema em japonês. Essa proteção é impossível de ser quebrada.

Algumas lojas vendem o que eles chamam “Modelos Internacionais” que são algumas câmeras por preço muito mais alto e menu em inglês.

Apesar disso, empresas como Olympus e Canon, não adotam o mesmo método. Seus preços são idênticos aos praticados em outras partes do mundo.

As câmeras fotográficas ajudaram a economia do Japão a se consolidar. Hoje os equipamentos são em grande parte fabricados em lugares como Vietnam e Malasia.

Para comprar uma câmera, descobri estes instrumentos usados pelas empresas para proteger seus mercados, descobri também que o Japão não possuí taxa de importação para eletrônicos comprados fora do país. Viajar também é estudar economia.

A Sony vende exclusivamente câmeras com menu em japonês no Japão

A Sony vende exclusivamente câmeras com menu em japonês no Japão (jpninfo.com)



Comments

comments