Roubadas longe de casa – Parte 2 “O cartão que foi engolido”

Roubadas longe de casa – Parte 2 “O cartão que foi engolido”

Imagine chegar em um outro país sem um centavo na carteira e ter o seu cartão tragado por um caixa eletrônico.

Caixa Eletrônico - (espormadrid.es)Sim, isso aconteceu comigo há algum tempo. A viagem foi de última hora e não tive tempo para comprar moeda estrangeira.

Após inserir o cartão na máquina e digitar a senha tudo travou. Neste momento me bateu uma confusão. Primeiro liguei no telefone de suporte fixado na máquina, após saber que ninguém poderia ajudar, decidi que o negócio seria cancelar o cartão.

Como toda roubada, isso me custou algum dinheiro. Mas felizmente apenas dois telefonemas. Com o cartão cancelado, decidi pegar um daqueles adesivos que são colados na bagagem e fixá-lo no caixa eletrônico ou cajero automático, como se diz na Espanha.

Felizmente eu viajei com um outro cartão de crédito que me salvou na viagem. Fica aqui a dica. Um cartão extra nunca é demais quando se está longe de casa.

A vilã da história (Agui Melo)

A vilã da história (Foto: Agui Melo)

As principais companhias possuem serviços de atendimento fora do país, eles inclusive atendem em língua portuguesa. Saiba que se o seu cartão for engolido, um novo poderá ser entregue em até dois dias onde você estiver fora do mundo.

Além dessa roubadinha, tive um cartão clonado na terra do Tio Sam, neste caso não houve muito o que ser feito. Eu já estava no Brasil, enquanto a cópia do meu cartão estava sendo usado para fazer compras longe de casa. Bastou apresentar um comprovante que eu já estava no país para tudo se resolver.

Apesar destes contratempos, não considere o dinheiro de plástico um inimigo do viajante. Ele me salvou quando fui roubado em Barcelona.

Para os viajantes neste momento, aconselho viajar com papel moeda. Apesar do risco de ter que carregar valor, a vantagem de não pagar os 6,38% do IOF para compras fora do país.

O Travel Money pode ser uma boa opção caso um perrengue aconteça. Mesmo pagando os 6,38% de IOF, o cartão pode ser uma maneira fácil de receber dinheiro de algum parente, mesmo estando longe do Brasil, caso algo aconteça.

Se uma máquina faminta resolver engolir seu cartão, mantenha a calma, pois apesar da dor de cabeça, isso não será o fim do mundo.



Comments

comments